As universidades do futuro: anatomia digital em cursos de medicina

Cerca de 50 cursos de medicina humana e veterinária no Brasil já seguem a tendência mundial de eliminar sacrifício animal e o uso de cadáveres em aulas de anatomia. Estas instituições contam com plataformas 3D para simulações cirúrgicas, treinamento de habilidades e dissecação virtual.

A Plataforma Multidisciplinar 3D da Csanmek, desenvolvida exclusivamente no Brasil, oferece aos alunos a possibilidade de estudos de casos clínicos e exames reais de pacientes, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em clones virtuais 3D, com acesso total e irrestrito a anatomia real. Funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano.

Junto com a plataforma, a Csanmek também trouxe ao Brasil os primeiros modelos sintéticos realísticos para aulas de anatomia. Chamados de Syndaver Human e Syndaver Canine, os protótipos são desenvolvidos com textura e densidade similar às estruturas anatômicas reais e contêm todos os sistemas e órgãos dos corpos humano e canino, permitindo a realização de cirurgias, dissecações, entubações e demais procedimentos médicos e veterinários.




0 comentário