Unicamp debate métodos alternativos ao uso de cadáveres em faculdades

Atualizado: 19 de Abr de 2018

Simulador anatômico 3D, desenvolvido pela startup Csanmek, será destaque no evento, que acontece entre os dias 19 e 21 de abril em Campinas (SP)



O simulador 3D de anatomia da startup brasileira Csanmek, um método alternativo ao uso de cadáveres em cursos de medicina e veterinária, é uma das principais atrações do Congresso Paulista de Educação Médica da Unicamp, que acontece entre os dias 19 e 21 de abril, em Campinas (SP).


A plataforma da Csanmek funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano para treinamento de cirurgias virtuais.


Entre as novidades, o Congresso Paulista de Educação Médica trará a apresentação de Profa. Dra. Débora Cristina Alavarce, CEO da Hipocampus - Soluções em EAD para área da Saúde, para falar sobre as metodologias ativas com uso de tecnologias 3D.


A tecnologia brasileira de simulação anatômica está presente em 50 cursos de medicina e veterinária no Brasil, além de integrar o sistema de aulas em instituições dos Estados Unidos, México, Peru e Paraguai.


A plataforma possui ainda uma ferramenta de integração entre hospitais e salas de aula e oferece aos alunos a possibilidade de estudar casos clínicos e exames reais de pacientes, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em 3D, com acesso total e irrestrito a anatomia real.


Também utiliza algumas linhas de atlas anatômicos e fisiológicos, com mais de 5 mil estruturas anatômicas identificas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo masculino e feminino, e pode ser usada em cursos de medicina, veterinária e demais áreas da saúde.


Entre as instituições brasileiras que possuem a tecnologia estão Faculdade das Américas (FAM), a Universidade de de São Caetano do Sul (São Paulo e São Caetano), a Uninove (5 unidades), a São Leopoldo Mandic (Araras e Campinas), uma das principais faculdades de medicina do Brasil, a Universidade Guanambi (Bahia) e a Faculdade Claretiano, entre outras.


Segundo o fundador da Csanmek, Claudio Santana, a solução foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com décadas de experiência em diagnósticos e imagens médicas. "Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas", comenta Santana.


Serviço

11º CPEM - Congresso Paulista de Educação Médica da Unicamp

Data: dias 19, 20 e 21 de abril de 2018

Horário: das 10h às 15h30

Endereço: School of Medical Sciences - Unicamp

Rua Tessália Vieira de Camargo, 126

Cidade Universitária, Campinas - SP

https://www.fcm.unicamp.br/eventos/cpem

Escritório -  Avenida Paulista,1439 – Cj 12 – sala 7 Bairro Bela Vista – Cep: 01311-200

Show Room - Rua Bernardo Magalhães, 54 - Tatuapé - São Paulo - Cep: 03067-060

Tel: 55 (11) 2589-4054 / (11) 2589-4371

contatos@csanmek.com / csantana@csanmek.com /

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon